ADOTE UM BOA-NOITE: CAMPANHA DO TJSP ESTIMULA ADOÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS

Para ampliar as possibilidades de adoção de jovens e dar visibilidade ao tema, o Tribunal de Justiça de São Paulo promove o programa “Adote um Boa-Noite”.

O projeto vencedor do Prêmio Innovare 2018, tem como objetivo  estimular a adoção de crianças e adolescentes com mais de oito anos e/ou com alguma deficiência, perfil esse com poucos interessados. E, principalmente, de realizar o sonho de quem quer ter alguém para desejar um simples “boa noite”.

A página “Adote um Boa-Noite” do site do TJSP (www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite) divulga informações de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário e que têm poucas chances de adoção por falta de interessados.

A ideia é dar visibilidade a esses jovens, mostrando-os como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções de crianças com mais de oito anos ou com deficiência – cerca de 90% daqueles que se candidatam a adotar pretendem crianças pequenas.

Com a pandemia, o número de adoções sofreu queda significativa, reflexo dos períodos de isolamento social e da dificuldade na aproximação entre os pretendentes e as crianças e adolescentes que vivem nas casas de acolhimento. 

As varas da Infância e da Juventude de todo o Estado trabalham diuturnamente para dar continuidade aos cadastros de novos pretendentes, com a criação de cursos on-line, além de intensificar a busca ativa de pessoas que já compõem o cadastro nacional.

Desde o início do projeto até novembro de 2019, foram conquistadas 19 adoções e outros 26 processos de adoção estão em andamento. Além disso, três crianças foram adotadas e cinco processos foram iniciados por pessoas atraídas pelo projeto.

Para a divulgação, o Tribunal contou com o apoio da imprensa e parcerias com os times de futebol Corinthians e São Paulo e com as empresas de transporte de públicos como Metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e ViaMobilidade. A página e a campanha foram desenvolvidas gratuitamente pela agência F/Nazca a pedido do TJSP.

O nome da campanha, remete a um momento de solidão das crianças abrigadas, que deixam de receber um beijo de “boa-noite” do pai e da mãe ao se deitarem para dormir.

Todos os pretendentes precisam passar por uma avaliação antes da aproximação com as crianças, de forma que o contato seja realizado da melhor forma possível.

Fonte: TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo)